Dr. Arcelino Lobato

CRO-PA 1420

Dr. Arcelino Lobato.png

Tratamento de Canal: tudo o que você sempre quis saber sobre esse procedimento.

O tratamento de canal é realizado para eliminar bactérias do canal infectado, impedir a reinfecção do dente e salvar o dente natural. Quando um dente sofre com um problema de canal, a polpa inflamada ou infectada é removida e interior do dente é cuidadosamente limpo e desinfetado, depois preenchido e selado.

Endodontia.png

Dentro do dente, abaixo do esmalte branco e de uma camada dura chamada dentina, há um tecido macio chamado polpa. Este tecido contém vasos sanguíneos, nervos e tecido conjuntivo, que ajudam a crescer a raiz do dente durante o seu desenvolvimento.

Um dente totalmente desenvolvido pode sobreviver sem a polpa porque o dente continua a ser nutrido pelos tecidos ao seu redor. Um tratamento moderno de canal radicular não se parece com os velhos ditados!

É muito semelhante a um preenchimento de rotina e geralmente pode ser concluído em uma ou duas consultas, dependendo da condição do seu dente. Fazer um tratamento de canal raiz é relativamente indolor e extremamente eficaz. Você voltará a sorrir, morder e mastigar com facilidade.

Por que polpa do dente precisa ser removida durante o tratamento de canal?

Quando o tecido nervoso ou a polpa de um dente é danificado, ele se decompõe e as bactérias começam a se multiplicar dentro da câmara pulpar. As bactérias e outros detritos deteriorados podem causar infecção ou dente com abscesso, que é uma bolsa cheia de pus que se forma no final das raízes do dente. Um abscesso ocorre quando a infecção se espalha até as extremidades das raízes do dente. Além de um abscesso, uma infecção no canal de um dente pode causar:

• Inchaço que pode se espalhar para outras áreas do rosto, pescoço ou cabeça;

• Perda óssea ao redor da ponta da raiz;

• Problemas de drenagem que se estendem para fora da raiz. Um buraco pode ocorrer através do lado do dente com drenagem nas gengivas ou através da bochecha com drenagem na pele.

O que danifica o nervo e a polpa de um dente em primeiro lugar?

Os nervos e a polpa de um dente podem ficar irritados, inflamados e infectados devido a cáries profundas, procedimentos dentários repetidos em um dente e / ou obturações grandes, uma rachadura ou lasca no dente ou traumatismo na face.

O que acontece durante o Tratamento de Canal?

O tratamento de canal requer uma ou mais consultas e pode ser realizado por um dentista ou endodontista. Um endodontista é um dentista especializado nas causas, diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças e lesões da polpa dentária ou do nervo do dente.

O primeiro passo no procedimento é fazer um raio-X para ver a forma dos canais radiculares e determinar se há algum sinal de infecção no osso circundante. O seu dentista ou endodontista utilizará anestesia local para anestesiar a área próxima ao dente. A anestesia pode não ser necessária, pois o nervo está morto, mas a maioria dos dentistas ainda anestesia a área para tornar o paciente mais relaxado e à vontade.

Em seguida, para manter a área seca e livre de saliva durante o tratamento, seu dentista colocará uma folha de borracha ao redor do dente. Um orifício de acesso será então perfurado no dente. A polpa, juntamente com as bactérias, o tecido nervoso deteriorado e os detritos relacionados, são removidos do dente.

Processo de Selagem do Canal.

Uma vez que o dente esteja completamente limpo, ele será selado. Alguns dentistas gostam de esperar uma semana antes de selar o dente. Por exemplo, se houver uma infecção, seu dentista poderá colocar um medicamento dentro do dente para esclarecê-lo.

Outros dentistas podem optar por selar o dente no mesmo dia em que é limpo. Se o canal radicular não for concluído no mesmo dia, um preenchimento temporário é colocado no orifício externo do dente para impedir a entrada de contaminantes como saliva e alimentos entre as consultas.

Na consulta seguinte, para preencher o interior do dente, uma pasta seladora e um composto são colocados no canal radicular do dente. Para preencher o orifício de acesso externo criado no início do tratamento. O passo final pode envolver uma restauração adicional do dente.

Como um dente que precisa de um canal geralmente é aquele que apresenta um grande preenchimento, uma extensa cárie ou outra fraqueza, uma coroa ou outra restauração geralmente precisam ser colocados no dente para protegê-lo e impedi-lo de quebrar. Seu dentista discutirá a necessidade de qualquer trabalho odontológico adicional com você.

O tratamento de canal dói?

Hoje em dia com as novas tecnologias o tratamento é muito mais rápido e menos doloroso do que a fama que recebeu anos atrás. Nossos pacientes não se queixam de dor.

Como é a recuperação do Tratamento de Canal?

Nos primeiros dias após a conclusão do canal radicular, o dente pode sentir-se sensível devido à inflamação natural do tecido, especialmente se houver dor ou infecção antes do procedimento.

Essa sensibilidade ou desconforto geralmente pode ser controlada com analgésicos de venda livre, como o ibuprofeno (Advil, Motrin) ou naproxeno (Aleve). A maioria dos pacientes pode retornar às suas atividades normais no dia seguinte.

Até que o procedimento do canal radicular esteja completamente concluído – ou seja, o preenchimento permanente está no lugar e /ou na coroa, é aconselhável minimizar a mastigação do dente em reparo.

Esta etapa ajudará a evitar a nova contaminação do interior do dente e também poderá impedir a quebra de um dente frágil antes que o dente possa ser totalmente restaurado.

O tratamento de canal é sempre bem sucedido?

O tratamento do canal é altamente bem-sucedido; o procedimento tem mais de 95% de taxa de sucesso. Muitos dentes fixados com um canal radicular podem durar a vida toda.

Além disso, como a etapa final do tratamento de canal é a aplicação de uma restauração, como uma coroa ou um preenchimento, nem aparenta que um tratamento foi feito.

Para evitar algumas das razões pelas quais o nervo de um dente e sua polpa ficam inflamados e infectados são causadas por cáries profundas, é importante ter boas práticas de higiene bucal:

• escovar duas vezes ao dia;

• usar fio dental pelo menos uma vez ao dia;

• agendar visitas regulares ao dentista.

Hábitos como esses podem reduzir a necessidade de um tratamento de canal!