Estética Oral

Dra. Angela Lobato

CRO-PA 1267

Dra. Angela Lobato.png

Clareamento Dental: tudo o que você sempre quis saber sobre esse procedimento.

O clareamento dental pode ser uma maneira muito eficaz de clarear a cor natural dos dentes sem remover a superfície dos mesmos. O Clareamento Dental pode fazer uma alteração completa da cor, mas pode clarear a tonalidade existente. 

Escovar e usar fio dental são maneiras cotidianas de manter os dentes brilhantes, brancos e saudáveis. Ainda assim, muitos sentem que seu sorriso está sem brilho ou está mais amarelo do que costumava ser.

Existem várias razões pelas quais você pode clarear os dentes. Todos são diferentes; e assim como os cabelos e a cor da pele variam, os dentes também. Poucas pessoas têm dentes brancos brilhantes naturalmente, e nossos dentes também podem ficar mais descoloridos à medida que envelhecemos.

Seus dentes também podem ficar manchados na superfície com alimentos e bebidas como chá, café, vinho tinto e groselha. Fumar também pode manchar os dentes.

Cálculo ou tártaro também podem afetar a cor dos seus dentes. Algumas pessoas podem ter manchas sob a superfície, o que pode ser causado por certos antibióticos ou por pequenas rachaduras nos dentes que causam manchas. 

Fatores que afetam a cor do seu dente:

  • Comida e bebida: café, chá e vinho tinto são alguns dos principais culpados por manchas. O que eles têm em comum? Pigmentos coloridos intensos chamados cromógenos que se ligam à parte externa branca do dente (esmalte).

  • Cigarro: dois produtos químicos encontrados no tabaco criam manchas difíceis: alcatrão e nicotina. O alcatrão é naturalmente escuro. A nicotina é incolor até que seja misturada com oxigênio. Em seguida, ele se transforma em uma substância amarelada e com manchas na superfície.

  • Idade: por baixo do esmalte dos dentes, há uma área mais macia chamada dentina, que é uma camada mais escura. Com o tempo, a camada externa do esmalte fica mais fina com a escovação e mais dentina amarelada aparece.

  • Trauma: se você sofreu algum acidente na boca, seu dente pode mudar de cor, porque reage a uma lesão depositando mais dentina, que é a camada mais escura sob o esmalte.

  • Medicamentos: o escurecimento dos dentes pode ser um efeito colateral de certos anti-histamínicos, antipsicóticos e medicamentos para pressão alta. Crianças pequenas expostas a certos antibióticos quando seus dentes estão se formando podem apresentar descoloração dos dentes adultos mais tarde na vida.

Quanto tempo o Clareamento Dental em casa pode levar?

O tratamento total geralmente pode ser feito dentro de três a quatro semanas. Primeiro, você precisará de duas ou três visitas ao dentista. Seu dentista precisará fazer um protetor bucal e depois que sua equipe odontológica iniciar o tratamento, você precisará continuar o tratamento em casa.

Isso significa aplicar regularmente o produto clareador por duas a quatro semanas, por 30 minutos a uma hora por vez. No entanto, agora existem alguns produtos novos que podem ser aplicados por até oito horas por vez. Isso significa que você pode obter um resultado satisfatório em menos de uma semana.

Como o Clareamento Dental a laser é feito?

Durante esse procedimento, uma borracha é colocada sobre os dentes para proteger as gengivas e um produto de branqueamento é colocado nos dentes.

Em seguida, uma luz ou laser é colocada nos dentes para ativar o produto químico. A luz acelera a reação do produto clareador e a mudança de cor pode ser alcançada mais rapidamente. O clareamento a laser torna os dentes até cinco ou seis tons mais claros.

Quanto tempo meus dentes ficam mais brancos?

Os efeitos do clareamento podem durar até três anos. No entanto, isso varia de pessoa para pessoa. É menos provável que o efeito dure tanto tempo se você fuma, come ou bebe produtos que podem manchar seus dentes. Peça a opinião do seu dentista antes de iniciar o tratamento.

Como é a recuperação do tratamento?

Durante os procedimentos os dentes poderão ficar mais sensíveis, então evite comer alimentos ácidos, frios ou muito quente nas primeiras horas após o tratamento. 

Não há nenhuma recomendação que seja necessária antes da realização da periodontia. Contudo, pacientes que apresentam diabetes, imunidade baixa e problemas cardíacos receberão as orientações e cuidados necessários do periodontista para evitar qualquer complicação devido ao procedimento.

Quais são podem ser os efeitos colaterais do Clareamento Dental? 

Algumas pessoas podem achar que seus dentes ficam sensíveis ao frio durante ou após o tratamento. Outros podem sentir desconforto nas gengivas, dor de garganta ou manchas brancas na linha da gengiva.

Esses sintomas geralmente são temporários e devem desaparecer alguns dias após o término do tratamento. Se algum destes efeitos secundários persistir, consulte o seu dentista.

Posso fazer Clareamento Dental em um único dente?

Sim. Às vezes, os dentes mortos ficam descoloridos após o preenchimento da raiz. Se o dente tiver sido tratado com raiz, o canal (que continha o nervo) poderá ser reaberto. O produto clareador é aplicado por dentro para clarear o dente.

Quando o Clareamento Dental pode não funcionar?

O clareamento dental apenas pode clarear a cor do dente existente. Também funciona apenas em dentes naturais. Não funcionará em nenhum tipo de dente “falso”, como dentaduras, coroas e facetas. Por isso que é importante conversar com seu dentista antes de decidir embranquecer os dentes, pois os branqueadores podem não corrigir todos os tipos de descoloração.

Por exemplo, dentes amarelos provavelmente serão clareados, dentes marrons podem não responder tão bem e dentes com tons de cinza podem não clarear. O clareamento não funcionará em lentes, coroas ou recheios. Também não será eficaz se a descoloração do dente for causada por medicamentos ou por uma lesão no dente.

Como posso cuidar dos meus dentes depois do Clareamento Dental?

Você pode ajudar a manter os dentes brancos, reduzindo a quantidade de alimentos e bebidas que você pode manchar. Não se esqueça, parar de fumar também pode ajudar a evitar descoloração e manchas.

Recomendamos as seguintes dicas para cuidar dos dentes:

  • Escove os dentes por último à noite e pelo menos uma outra vez durante o dia, com uma pasta de dente com flúor.

  • Reduza a frequência com que você ingere alimentos e bebidas açucarados.

  • Visite sua equipe odontológica regularmente, quantas vezes forem recomendadas.